sexta-feira, 11 de outubro de 2019

PRESENÇA CAPUCHINHA NO CEARÁ E PIAUÍ: OS ANOS DA FORMAÇÃO



Messejana, 1940: Frei Honório de Origgio e Frei Gaudêncio de Rescalda
Depois da saída dos frades de Canindé, a presença capuchinha no Ceará voltou a ser incrementada com novas e importantes casas. O motivo principal foi o impulso dado à formação dos novos candidatos.
No Ceará:
·         Messejana: Esta localidade situada na periferia de Fortaleza foi escolhida para ser o Seminário seráfico no ano de 1934.

Messejana: Igreja do Seminário Seráfico Nossa Senhora do Brasil

·         Guaramiranga: Esta vila situada na serra de Baturité pareceu o lugar mais conveniente para a fundação de um noviciado, em 1936.

Guaramiranga: Igreja Nossa Senhora de Lourdes


·         Juazeiro do Norte: a presença dos capuchinhos nesta cidade foi em decorrência do legado deixado pelo padre Cícero. Os frades abriram residência no ano de 1949, mas o convento do estudantado só foi inaugurado no ano de 1956.

Juazeiro do Norte: Santuário São Francisco das Chagas

·         Sobral: a convite do bispo Dom José Tupinambá da Frota, os frades chegaram no ano de 1955, para assumir a cura da Igreja-santuário de São Francisco. Depois da construção do convento, a partir de 1959 passou a abrigar o estudantado.
No Piauí:
O estado do Piauí, desde quando fazia parte do território da diocese de São Luís já era campo apostólico dos primeiros frades. Foi Dom Severino de Mello, primeiro bispo de Teresina, quem convidou os frades a assumirem uma residência definitiva na capital.
·         Teresina: O bispo confiou aos frades a histórica e famosa igreja de S. Benedito, no centro da capital. O convento de Teresina tornou-se logo centro vivo e dinâmico na realidade religiosa piauiense. Quanto à formação, a proposta de uma casa no interior do estado pareceu oportuna. Por conta disso, optou-se por assumir a cidade de Parnaíba.

Resultado de imagem para igreja são benedito teresina
Teresina: Igreja São Benedito

·         Parnaíba: Os frades assumiram Parnaíba no ano de 1946, no auge dos trabalhos da custódia. Foram logo construídas estruturas para as atividades dos frades, quer para a missão, como para a formação. Depois de reformada a igreja, foi construído o enorme convento, para abrigar o estudantado do pós-noviciado.

Parnaíba: Igreja de São Sebastião


Nenhum comentário:

Postar um comentário