sexta-feira, 11 de outubro de 2019

EXPANSÃO DO APOSTOLADO NO PARÁ E NO MARANHÃO


Também em Belém Pará, os frades ampliaram seu campo de missão. Mesmo com as múltiplas atividades no Santuário de S. Francisco, os frades assumiram a pastoral das paróquias de S. José de Queluz e São Pedro e São Paulo no Guamá.

Abaetetuba-PA

Na cidade de Abaetetuba os frades começam a assistir a partir de 1937. Mas só em 1947 foi fixada residência, e dois anos mais tarde a paróquia foi assumida. Em 1953, também as irmãs capuchinhas chegam para somar forças. Dali, nos anos sucessivos, os frades assumiram temporariamente, sempre em missões itinerantes, as paróquias de Igarapé-Mirim, Acará, Mojú, Barcarena e Conde. O Arcebispo de Belém Dom Mario Villas-boas desejava até que Abaetetuba fosse sede de uma prelazia confiada aos frades, mas com a criação da Prelazia de Carolina, novamente os frades direcionam suas forças ao Maranhão. Os frades fecharam a residência de Abaetetuba em 1957.[i]

Primavera-PA: Igreja São João Batista

No início dos anos 60, a custódia volta a se interessar por uma região que já conhecera os frades através da colônia do Prata. No ano de 1962, foi aberta a residência na paróquia de Primavera, também assumindo o cuidado pastoral da freguesia de Quatipuru.

Salinópolis: Igreja Nossa Senhora do Socorro

Os frades dessas duas cidades também davam assistência à cidade de Salinópolis. Em 1964 os capuchinhos aceitam o cuidado pastoral de forma provisória da paróquia de Capanema. Depois de algumas incertezas, Capanema foi aceita por definitivo em 1967. Já são quase 50 anos de presença neste centro em desenvolvimento.

Capanema: primitiva igreja matriz

Capanema: atual igreja paroquial

No Maranhão, os frades desempenham atenção especial à ilha de S. Luís, com a reforma do Convento do Carmo, a fim de facilitar os trabalhos na igreja do centro da capital. No Anil, no ano de 1942 é erigida a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, desmembrada da paróquia de Paço do Lumiar. No ano de 1947, são iniciados os trabalhos de construção da atual igreja matriz.

São Luís/Anil: nova igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição



[i] ZAGONEL, Frei Carlos Albino (org.) Os Capuchinhos no Brasil. Porto Alegre: Evangraf, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário